sábado, 29 de janeiro de 2011

Um sonho audiovisual



Em julho/2010, entrei pela 1a. vez numa das maiores instituções de cinema do Rio de Janeiro - a Escola de Cinema Darcy Ribeiro. Ao fazer minha inscrição para o processo seletivo, não pude impedir que a euforia tomasse conta de mim. Estava diante de um antigo sonho, que agora parecia palpável. Depois de realizar todos os procedimentos e ser entrevistado, aguardei ansiosamente o resultado. Por alguns dias fiquei roendo minhas unhas, ou, o que sobrou delas. Mas, tudo acabou bem... Ufa! Estava na lista dos selecionados. O Módulo 1 seria pedreira. Pela frente haveriam aulas com monstros sagrados como  Ruy Guerra (diretor de "Os cafajestes", "Os fuzis", "Ópera do malandro", "Estorvo", etc.) e Flávio Tambellini (produtor de "Mutum", "Eu, tu e eles", "Carandiru", "Cazuza", etc.). Sem contar com outros renomados professores: Ivair Coelho (Filosofia), Sérgio Almeida (Literatura), Thaís Blank e Mariana Sussekind (Teoria e Prática de Montagem). As dificuldades surgiram. Voava do serviço às 17:30h na Baixada Fluminense, especificamente Nilópolis, e encarava 50 minutos de trem abarrotado de passageiros até a Central do Brasil. Precisava estar em sala de aula às 18h. Loucura pura!  Não vou mentir, nestes cinco meses de curso muitas vezes meu corpo pedia clemência. A cabeça pirava de tanto conteúdo. A estafa começou a bater na minha porta. Consumi diversas caixas de complexo vitamínico para aguentar a maratona. Nossas escolhas geram responsabilidades, só que retroceder jamais. Mesmo vascilante, mantive minha jornada. Nesta Meca audiovisual tive o privilégio de conhecer estudantes dos mais variados estados e nacionalidades. Amadureci com esta convivência. Pude experimentar a multiplicidade de saberes. Sair do casulo sempre é proveitoso. Analisando os prós e os contras deste ano letivo, posso considerar que meu rendimento ficou dentro da média. Que venha o próximo módulo.